3 INFLUÊNCIAS NA ESCOLHA DA PROFISSÃO

CategoriasCARREIRA2 comentários em 3 INFLUÊNCIAS NA ESCOLHA DA PROFISSÃO87 visualizações

escolha 1O jovem, no momento da escolha da profissão, passa muitas vezes por momentos de angústia, principalmente quando ele não tem ideia de qual profissão seguir.

LEVANTA A MÃO QUEM JÁ ESCOLHEU A PROFISSÃO???

Alguns, no momento que me procuram para a realização da orientação profissional, relatam que, um momento angustiante é quando o professor na sala de aula pergunta quem já escolheu a profissão, e quase todos levantam a mão, menos ele.

“É desesperador!”- uma jovem relatou certa vez.

Nem sempre todos aqueles que levantam a mão estão realmente decididos, as vezes acham que já escolheram, mas ainda possuem dúvidas. Mas , como o jovem leva muito  em consideração a opinião dos colegas, esta situação em sala de aula o faz sofrer.

Várias coisas podem influenciar na  escolha de uma faculdade, no entanto existem 3 fatores que estão relacionados a identidade ocupacional e que são importantes serem citadas:

  • FAMÍLIA

As profissões presentes na família do jovem podem influenciar na escolha, por isso vemos família de médicos, advogados, etc. No entanto o jovem pode também não escolher o que faz parte da história da família, por não querer seguir o mesmo caminho dos pais.

  • PESSOAS IMPORTANTES

Os jovens que estão realizando escolha, desde quando eram crianças, relacionam-se com pessoas que desempenham papéis importantes em suas vidas. Há uma identificação com estas pessoas. As crianças e jovens quando falam que querem trabalhar em determinada profissão estão identificando-se com alguma pessoa em especial.

Ex: quero ser médico igual ao fulano …(que é bem sucedido,etc).

  • GRUPO DE AMIGOS

As vezes o jovem quer seguir junto com os amigos e escolhe a mesma profissão para não se separar. Os amigos tem grande importância, mas nem sempre o que vale para um é certo para o outro.

DICAS PARA NÃO CAIR EM ARMADILHA:

Estamos falando sobre influências que o jovem pode sofrer e não que ele tem que escolher por causa da família, pessoas importantes ou amigos.

Invista no autoconhecimento

ARMADILHAS

FAMÍLIA– Cuidado para não escolher a profissão dos pais por achar que o caminho será mais curto, afinal eles já fizeram uma história. Por outro lado, deixar de escolher a mesma profissão porque eles acham que não deram certo também não é legal, afinal o jovem pode ter talentos e competências diferentes e fazer um caminho próprio.

PESSOAS IMPORTANTES- Ver só o lado bem sucedido pode ser uma armadilha. Converse com profissionais sobre suas carreiras, analise os prós e contras.

AMIGOS-Definitivamente o que é bom para os amigos pode não ser bom para o jovem, cada um tem sua personalidade, talento, competência. Não precisa estudar junto para continuar sendo amigo.

Converse com professores, profissionais sobre profissões. Pesquise muito antes de marcar a opção do vestibular. E se não conseguir sozinho, procure um especialista.

 

Claudia Carraro

Psicóloga, Orientadora e Coach de Carreira

Programa O.R.I.E.N.T.A – Carreira&Cia® de escolha profissional

www.carreiraecia.com.br

 

Fonte consultada: BOHOSLAVSKY,R.Orientação Vocacional: a estratégia clinica. São Paulo:Martins Fontes, 13ed ,2015.

 

2 Respostas a “3 INFLUÊNCIAS NA ESCOLHA DA PROFISSÃO”

  1. Estou passando exatamente por isso, Cláudia.
    Sou meio indeciso… Atualmente estou cursando engenharia, mas tenho vários outros projetos em mente, e sinceramente não sei se este curso é para mim. Escolhi justamente por causa das influências de familiares e amigos… Mas ao mesmo tempo que surgem as dúvidas, me vejo atuando na área… Bem louco…

    1. Olá Paulo! Dúvidas durante a faculdade é muito comum. Mesmo tendo sofrido influência dos amigos e família não significa que a profissão não seja para você. Pesquise mais sobre a área, veja as possibilidades de atuação e quais o seu perfil mais se encaixa. Boa sorte! Claudia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *