ESCOLHA DA CARREIRA|Os testes vocacionais funcionam?

CategoriasCARREIRA, ESCOLHA PROFISSIONALNenhum comentário em ESCOLHA DA CARREIRA|Os testes vocacionais funcionam?151 visualizações

O QUE VOU SER QUANDO CRESCER?

A escolha da carreira é um assunto que tira o sono de adolescentes e pais. São tantas as opções que os jovens ficam cada vez mais confusos.

São várias as questões:

Será que vou escolher certo?

O que eu vou escolher vai dar dinheiro?

E se eu não gostar?

Não dá para prever com 100% de certeza o futuro profissional de uma pessoa, mas é possível , por meio do autoconhecimento que um jovem consiga escolher com mais maturidade uma profissão.

VOU FAZER UM TESTE VOCACIONAL PARA ESCOLHER A PROFISSÃO!

Aquela bateria de testes vocacionais como era aplicada antigamente não existe mais, pois realmente passaram a não funcionar.

Ainda hoje muitos pensam que é só fazer alguns testes que ele terá com certeza o nome da profissão que deverá seguir e ser feliz para sempre.

A escolha profissional é uma tarefa de grande responsabilidade e o adolescente precisa estar ciente que ele tem o papel principal nesta busca e que o psicólogo tem um papel de apoio nesta tarefa.

ESCOLHA PROFISSIONAL É COISA SÉRIA!

É importante saber também que existem psicólogos especializados nesta área e que a escolha profissional é um processo onde o adolescente passa por etapas para alcançar o amadurecimento vocacional para que realize uma escolha consciente.

COMO É A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL ATUALMENTE?

Na orientação profissional atual são usados testes psicológicos, de interesse, habilidades, aptidões, aprovados pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) e que só podem ser aplicados por psicólogos, mas estes não são os únicos instrumentos usados para ajudar o adolescente na escolha.

Outras técnicas como jogos, dinâmicas, pesquisas, estratégias clinicas, também fazem parte da orientação para a escolha profissional.
Neste trabalho o jovem passa pelo autoconhecimento, planejamento e plano de ação para a melhor escolha. Sim, a orientação profissional realizada por profissionais especializados neste formato funciona, pois o adolescente vai amadurecendo passando pelo processo até realizar a escolha.

Claudia Carraro, psicóloga e coach especialista em orientação profissional e de carreira e desenvolvimento de liderança
choise1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *