TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E TÉCNICAS DE COACHING PRESENTES NO FILME SNOOPY E CHARLIE BROWN PEANUTS

CategoriasCARREIRA, COMPETÊNCIAS SOCIAISNenhum comentário em TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E TÉCNICAS DE COACHING PRESENTES NO FILME SNOOPY E CHARLIE BROWN PEANUTS76 visualizações

snoopy

TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E TÉCNICAS DE COACHING PRESENTES NO FILME SNOOPY E CHARLIE BROWN PEANUTS

Dias atrás fui assistir o filme do Snoopy com minha filha e amei. Não só pela qualidade do filme mas porque, em uma análise mais profunda, consegui identificar questões relacionadas ao Treino de Habilidades Sociais e Coaching, dois assuntos que trabalho e sou  apaixonada.

HABILIDADES SOCIAIS: Iniciar, manter e encerrar conversação com a garotinha nova.

OMeghan-Trainor-Better-When-Im-Dancin-2015-Promo Charlie Brown acha-se um desastrado, mas é um garotinho muito especial. Apesar de ter muitos amigos, quando entra uma menina nova na escola ele tem dificuldade em apresentar-se. Neste momento começa a minha primeira análise.

Charlie Browne tem muitas outras habilidades sociais mas possui uma dificuldade em :  iniciar, manter e encerrar conversação com a garotinha nova.

“ Um comportamento socialmente hábil é um conjunto de comportamento emitidos por um indivíduo em um contexto interpessoal que expressa sentimentos, atitudes, desejos, opiniões ou direito destes de modo adequado à situação” (Caballo, 1986 apud Caballo 2010.)

Iniciar, manter e encerrar conversação é uma habilidade social de comunicação.

De acordo com Del Prette e Del Prette(2001), algumas pessoas não conseguem ter sucesso ao iniciar uma conversação, e isto pode estar relacionado ao local, a disponibilidade da outra pessoa (do interlocutor) e a problemas da própria pessoa, como ansiedade.

Este era o caso do Charlie Brown, ele estava ansioso, não se achava capaz de chegar para conversar com a garotinha. Com o tempo, através de ações focadas no objetivo de conquistar a garota, ele consegue.

COACHING- IMAGENS MENTAIS

Charlie Brown queria chamar atenção da garota nova da escola, e por isso inscreve-se no concurso de dança.

Ele treina muito os passos da dança e também realiza uma técnica que no coaching chamamos de visualização guiada com o uso de imagens mentais. É uma técnica onde o coachee, guiado pelo coach imagina detalhes da situação futura em que quer ter sucesso, antecipa dificuldades e emoções e aprende a como lidar com elas.

A técnica dá certo, Charlie Brown tem sucesso na sua apresentação de dança.

E assim a vida de Charlie Brown segue, com muitos amigos e agora com uma nova conquista. E vamos esperar o próximo filme.

E vocês, assistiram? O que acharam? Alguma análise comportamental diferente?

Grande abraço

Claudia Carraro

Coach de carreira e Liderança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *